RINOFIMA
RINOFIMA
A rinofima (termo derivado do grego rhis=nariz; phyma=crecimento), também conhecida como elefantíase nasal ou acne hiperplásica, é uma condição que acomete o nariz e se caracteriza por um aspecto inchado, bulboso e grosseiro, resultante de uma infiltração granulomatosa ocasionada pela progressão da acne rosácea.
RINOFIMA
RINOFINA é considerada o estagio final da rosácea, é uma condição que acomete o nariz, tornando-o inchado de coloração avermelhada e bulboso. A condição também é conhecida como elefantíase nasal e é geralmente o resultado de um aumento desproporcional do tecido conjuntivo.
A RINOFIMA SÃO DESCRITA EM
QUATRO VARIANTES:
FORMA GLANDULAR: o nariz esta aumentada , principalmente devido a enorme hiperplasia lobular das glândulas sebáceas. A superfície apresenta depressão que são orifícios foliculares dilatados e distorcidos. A expansão do nariz é assimétrica e de tamanho variado.
FORMA FIBROSA: apresenta hiperplasia difusa do tecido conjuntivo e glandular sebáceos, caráter solido, fibrotico e cicatricial.
FORMA FIBROANGIOMATOSA: o nariz apresenta-se com uma coloração que varia do vermelho ao acastanhado e esta bastante aumentado, apresenta-se também edematoso e coberto por uma rede de veias extasiadas , pústulas estão frequentemente presentes.
FORMA ACTINICA: o nariz apresenta distorcido pela presença de massas nodular de tecido elásticos, similar ao elastoma, essa forma ocorre em pacientes que se queimam com facilidade e bronzeiam pouco.
SINTOMAS
Pode ocorrer como uma entidade isolada, sem outras sintomas ou sinais de rosácea. Pode ser desfiguram-te e portanto, angustiante para os pacientes e o incomodo é mais estético , pois o nariz fica consideravelmente inchado e desinforme principalmente na ponta, geralmente nos primeiros sintomas as pessoas já procuram ajuda medica , com intuito de interromper ou reverter a condição.
É necessário ter atenção , pois podem em alguns casos haver progressão