Analise De Clara Dos Anjos
No início do século XX, o Brasil passava por várias modificações que indicavam a modernização da vida cultural, política e social da nação. Com a predominância das oligarquias na política do café com leite em Minas e São Paulo, a chegada de muitos imigrantes para substituir a mão de obra escrava aumentando a marginalização com o grande número de escravos recém- libertados que não sabiam qual seria o rumo de suas vidas.
Nesse contexto de transformações surge o interesse dos autores denominados Pré-modernistas em escrever sobre a realidade do cotidiano brasileiro, inserindo em suas obras o caráter social e dentre eles encontramos Afonso Henrique Lima Barreto que nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 13 de Maio de 1881. De descendência humilde seu pai era tipógrafo e sua mãe professora teve a oportunidade de estudar por ter sido apadrinhado pelo Visconde de Ouro Preto, sofreu dramas familiares como à loucura de seu pai, fato que contribuiu para sua entrega ao vício do alcoolismo.
A HERANÇA NATURALISTA O Realismo-naturalismo aparece por volta de 1870 como uma derivação do realismo. Recebeu profunda influência de algumas das teorias e doutrinas que estavam no auge naquele momento, sobretudo do materialismo e do determinismo. O Naturalismo considerava a vida do homem resultado de fatores externos (raça, ambiente familiar, classe social, etc.). Influenciado pelas ciências experimentais, o escritor naturalista tentava demonstrar, com rigor científico, que o comportamento humano está sujeito a leis semelhantes às que regem os fenômenos físicos. Se o realismo pretendia ser objetivo e imitar a realidade, o Naturalismo desejava fazer uma análise histórica, social e psicológica da realidade, um estudo profundo a partir de uma ampla documentação prévia. O Realismo-naturalismo, que tanto influenciou Lima Barreto na composição de Clara dos Anjos, é cientificista e determinista, considerando que as ações humanas são