Behaviorismo
As respostas e os estímulos se referem a aquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito, para explicar isso existem:
- Razão metodológica: deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico.
- Razão histórica: refere-se aos termos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.
Comportamento, entendido como interação indivíduo-ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para um ciência do comportamento. O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.
Análise Experimental do Comportamento: Behaviorismo de Skinner conhecido como behaviorismo radical, que estuda a ciência do comportamento por meio da análise experimental do comportamento, e tendo como base a formulação do comportamento operante.
Comportamento respondente: (ou reflexo) é o "não-voluntário" e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Esses comportamentos são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientes confiavelmente produzem certas respostas do organismo que independem de aprendizagem e que também podem ser provocadas por estímulos que não produziam respostas em determinado organismo. Exemplo: contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos.
Comportamento operante: é a interação sujeito-ambiente, inclui todos os movimentos de um