behaviorismo
O processo de comunicação depende da eficácia das relações interpessoais nas organizações. É uma extensão da linguagem, que é componente fundamental da condição humana. Um conjunto complexo de competências e desenvolvendo-as o permite a comunicação eficaz, que deve ser o primeiro objetivo dos administradores e das pessoas em geral.
Processo de Comunicação
É entender a transmissão da informação e seus significados. Em qualquer processos de comunicação sempre existe os seguintes elementos:
Emissor e Receptor: Transmite a mensagem por algum meio ao receptor. O emissor transforma em código a mensagem, ela segue pelo canal e do outro lado o receptor identifica e interpreta a mensagem.
Ruídos: É quando distorcem a mensagem ou impedem a transmissão e recepção eficazes da informação, são dificuldades de expressão ou linguagens incorretas por parte do emissor ou desatenção por parte do receptor.
Feedback: é uma garantia da eficácia do processo de comunicação
Meios de comunicação
Existem duas formas de comunicação que são comunicação oral e escrita, que podem ser ajudadas com recursos visuais, gráficos, mapas, objetos e etc.
Comunicação oral: É o mais importante canal da comunicação. Quem não fala direito não domina outros meios de comunicação e nem ira se fazer entender.
Comunicação escrita: Comunicação mais complexa que a oral. Tem um papel importante na nas organizações e em todas elas há necessidades de documentações, é essencial para gerentes e todas as pessoas que trabalham em organizações.
Recursos visuais: Completam a comunicação oral e escrita. Imagens e símbolos facilitam a comunicação.
Linguagem corporal: Todo tipo de expressão, tanto facial quanto gestos ou até mesmo as roupas e o cheiro são formas de se comunicar. Para ter atenção e participação é preciso escolher com cuidado os recursos dessa linguagem.
Obstáculos á eficácia da comunicação
Qualquer forma de comunicação expostos a dificuldades. Existem três