Behaviorismo Radical
SISTEMA E TEORIA II
COM O QUE O BEHAVIORISMO RADICAL TRABALHA
FEIRA DE SANTANA- BA
2013.2
DRIGUES DOS SANTOS
NAYARA GABRIELLY MENDES DA SILV
SISTEMA E TEORIA II
COM O QUE O BEHAVIORISMO RADICAL TRABALHA
Atividade apresentada como critério parcial de avaliação da primeira unidade do curso de Psicologia. Trabalho orientado pelo Professor Paulo Henrique, da disciplina Sistema e Teoria II.
FEIRA DE SANTANA-BA
2013.2
Como o Behaviorismo Radical Trabalha
Infelizmente a psicologia ainda não possua uma unidade conceitual e por consequência também não possui uma unidade metodologia, mas isso ocorre porque não foi chegado a nenhum consenso sobre qual seja seu objeto de estudo. Mas o que é possível ver nesse texto qual será ser o objeto legitimo do Behaviorismo Radical não trabalha propriamente com o comportamento, e sim estuda e trabalha com contingências comportamentais, contudo é o estudo do comportar-se dentro de contextos.
Para o behaviorismo radical “comportamento é apenas parte da atividade total de um organismo” e finaliza “Por comportamento, então, em me refiro simplesmente ao movimento de um organismo, ou de suas partes, num quadro de referência fornecido pelo organismo ele próprio, ou por vários objetos ou campos de força externa”.
O comporta-se é uma função biológica do organismo, como respirar, digerir, crescer. É parte do funcionamento deste organismo, constitui parte do seu estar vivo. Mas é uma função a ser distinguida das demais funções, pois é parte do funcionamento de um organismo envolvido em agir sobre, ou em interação com o mundo externo, ou seja, é o desempenho do organismo no seu processo de ajustamento/adaptação ao ambiente. Na verdade o que caracteriza o comportamento, sobretudo o comportamento operante particularmente de interesse para Skiner, é a sensibilidade desse comportamento aos efeitos