Graduando em Gestão Financeira
Assunto: Liderança
A internet mexeu com campos sociais, principalmente o profissional. Essa ferramenta influencia dos meios de produção até a relação entre gestores e colaboradores.
Antigamente os gestores apenas orientavam o que era para ser feito, mas devido à velocidade das informações, decisões importantes passaram a ser tomadas rapidamente. Delegar, tornou-se necessário, como forma de agilizar o processo, onde a comunicação oral é um importante instrumento para os lideres.
Peter Drucker (pai da administração moderna) acreditava que o líder do passado era o que sabia dizer e o do futuro deve ser uma pessoa que sabe perguntar. Entre os dois existe o líder do presente que deve saber o que, como e quando falar, mas ao mesmo tempo possui o desafio de desenvolver uma equipe que reflita sobre as ações e suas possíveis soluções.
É fundamental na comunicação empresarial saber quando e a maneira de elogiar a equipe. Uma equipe motivada não vive somente de elogios, mas de claros, transparentes, constantes e educados feedbacks. Um exemplo pode ser uma postura introvertida de um colaborador em uma reunião, onde se pode dizer qual postura era esperada dele e questioná-lo como melhorar.
Elogiar demasiadamente pode não trazer os efeitos esperados. O gestor deve se colocar no lugar do colaborador, valorizando o esforço e lembrando-se sempre que o liderado visa o desenvolvimento e que ainda está adquirindo experiência.
Deve-se evitar a valorização dos objetos invés do profissional. Nesse sentido, em uma reunião, no lugar de afirmar que a reunião foi brilhante seria mais saudável demonstrar que a pessoa conduziu a reunião de maneira brilhante, abordando os temas combinados.
Finalizando o líder deve manter o respeito próprio. Demonstrando todo seu valor e potencial e compartilhando-os com os liderados, dessa forma preparando futuros líderes para sua sucessão na empresa.