Beatriz
Formação da Economia Global (cap. 2)
Durante a 1ª Revolução Industrial, diversas mudanças ocorreram, exemplos: * Econômicas – divisão de tarefas na produção * Sociais – aumento da população; surgimento dos proletários * Políticas – manifestação dos proletários por melhorias * Espaciais – investimentos na cidade
regime: FORDISTA/TAYLORISTA
Com o objetivo de produzir mais em menos tempo, Henry Ford introduziu nas fabricas a produção em série (produtos iguais e em grande quantidade) e a divisão da produção; a produção passou a ser controlada nos escritórios, havendo a separação do trabalho manual do intelectual. Inspirado pelas propostas, Frederick Taylor completou dizendo as propostas de figurar a excursão de tarefas em tempos cronometrado e a fixação do trabalhador em seu posto de trabalho (esteiras), para poupar o tempo.
- padrão-ouro: sistema no qual todos os países cotavam a sua moeda em ouro e se comprometiam a troca-la por metal a qualquer momento
- monopólio: uma única empresa ou pais detém o mercado de um produto, determinando seu preço
* Com o fim da 1ª guerra mundial, os países tentaram retornar ao padrão-ouro, mas não durou muito pois ocorreu a quebra da bolsa de Nova York.
A Quebra da Bolsa de Nova York: o excesso de produção e as especulações com ações foram um dos motives da crise; as consequências foram a falência de muitas empresas, etc. EUA – adotou medidas protecionistas contra importações; o comércio mundial retrocedeu e os preços dos produtos primários caíram, deixando em má situação os países exportadores (Brasil).
- liberanismo: defendia a liberdade individual, a livre iniciativa e o direito a propriedade privada.
Conferencia de Bretton Woods (final da 2ª guerra):
Ficou estabelecida que o dólar teria uma paridade fixa com o ouro e seria conversível ao metal. A substituição do padrão-ouro pelo padrão dólar-ouro fez do dólar dos EUA a moeda de referencia mundial.