BAUHAUS- NOVA ARQUITETURA
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Aluna:
Disciplina: Arquitetura e Urbanismo no séc XX
Prof.
BAUHAUS- NOVA ARQUITETURA
Walter Gropius foi um arquiteto alemão nascido em Berlim, fundador da Bauhaus, escola de grande importância para o design, arquitetura e arte moderna. Para entender o seu propósito, precisa-se definir o que realmente foi a escola. “Uma comunidade de todas as formas de trabalho criativo, e em sua lógica, interdependência de um para com o outro no mundo moderno”, esta era sua principal concepção da ideia de Bauhaus.
No livro “Nova arquitetura”, narrado em primeira pessoa e com uma linguagem de fácil entendimento, o arquiteto, tem como principal objetivo mostrar a metodologia da Bauhaus, dando ênfase na ideia de moldar um profissional que seja capaz de viver a vida em sua totalidade, ou seja, os estudantes da Bauhaus sairiam profissionais completos em vez de seguir uma especialização. Não existe uma técnica ou truque para realizar a arquitetura, pois estes deixam os estudantes em situações inesperadas. A escola tentava então oferecer uma experiência e um método, formando artistas capazes de integrar a arte à produção industrial e que produzam uma arte funcional e não apenas decorativa.
A primeira Guerra Mundial exigia uma nova arquitetura e com certeza a sugestão de Gropius seria a mais adequada para situação em frente da real necessidade da época, numa Alemanha que perdeu a guerra e estava ameaçada pela revolução. Com isso era preciso colocar uma ideia de revolução no pensamento dos futuros arquitetos, mas isso não dependia apenas dos criadores, mas sim também do publico obter uma nova visão.
Esta nova arquitetura, diferentemente do que alguns pensam não despreza as formas artísticas passadas, mas sim prefere lutar pelo essencial respeitando a herança cultural. Porém com a inovação da arquitetura deve-se ter a preocupação com a liberdade de criatividade e não apenas com o funcionalismo. Seria então uma