Auditoria e Perícia Contábeis
O texto abaixo é uma opinião pessoal baseada em estudos, pesquisas e leituras que realizei ao longo de um período nestes últimos meses.
É fato que a Contabilidade evolui de forma constante e crescente. O profissional contabilista, ou contador, é hoje reconhecido como um gestor, como um profissional de importância significativa nas estratégias e gestões empresariais. Atuando nas áreas de controladoria, analista, contabilidade societária, finanças e etc. o profissional desta área tem se destacado, deixando cada vez mais de ser apenas um “fazedor de impostos” ou de somente trabalhar como guarda-livros ou com escrituração (apesar de serem áreas importantes); mas a profissão tem crescido.
Além das atuações citadas acima, destaco duas que são consideradas como tecnologias dentro da contabilidade: a auditoria e a perícia. Apesar de serem áreas que podem causar confusão, por terem aspectos similares, as atuações são diferentes; e as demandas para estes trabalhos apresentam bastante evolução, necessitando de profissionais competentes e devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade.
Este texto não visa esgotar o assunto, apenas demonstrar um pouco da importância dessas áreas e duas suas diferenças.
Auditoria está mais focada em revisão de procedimentos, de controle dos processos e sistemas organizacionais, de verificar se as demonstrações contábeis e financeiras apresentadas estão conforme a realidade da empresa (ou seja, se não há camuflagem nos dados, erros, subavaliações de valores e etc.) e conforme as normas contábeis que, além de outros aspectos, procura levar para os usuários (gestores, investidores, credores e outros) informações mais fidedignas, comparáveis e confiáveis para tomada de decisões, acompanhamento e etc. Auditoria abrange um tempo maior para sua atuação, de forma continuada, envolvendo aspectos da controladoria. Pode ser interna (auditor da própria empresa) ou externa (empresas e auditores