CONTABILIDADE
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCENTE: FLÁVIO DE PAULA MOTA
DISCIPLINA: AUDITORIA EXTERNA EMPRESARIAL
ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS:
O QUE É AUDITORIA
QUAL O OBJETIVO DA AUDITORIA
TIPOS DE AUDITORIA
AUDITORIA X CONTROLE INTERNO
AUDITORIA X PERÍCIA
AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA
PORTO VELHO-RO
2013
AUDITORIA
Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementada com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
Como revisão de contas é definida como uma análise sistematizada das demonstrações financeiras de uma empresa (entidade), preparadas de acordo com os registos contabilísticos da entidade, com o objetivo de expressar uma opinião sobre a posição financeira da empresa (entidade). Complementarmente é efetuada uma apreciação da organização contabilística e da adequacidade do sistema de controlo interno.
De forma bastante simples, pode-se definir a auditoria como o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e pertinente à legislação específica.
Consiste em controlar as áreas-chaves nas empresas a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos, através de testes regulares nos controles internos específicos de cada organização.
O desenvolvimento da profissão do contador na atividade de auditoria foi estruturado, fundamentalmente, na necessidade de que tinham os usuários da informação contábil de contar com uma opinião