Batimentos cardíacos
Batimento Cardíaco se refere ao número de vezes que o seu coração bate por minuto. Para maximizar os efeitos benéficos da atividade física, você deve elevar seu batimento cardíaco a um certo nível chamado de Batimento Cardíaco Alvo. Geralmente isso ocorre entre 65% e 80% de sua taxa de batimento cardíaco máxima.
Se exercitar no seu batimento cardíaco alvo irá te ajudar a reduzir a gordura corporal, melhorar a resistência e fortalecer pulmões e coração.
Se você é sedentário, o médico às vezes pode recomendar que você comece a se exercitar a um nível um pouco mais baixo, cerca de 50%. Você pode incrementar gradualmente até passar a se exercitar na zona alvo.
Não é recomendado se exercitar acima de 85% de sua taxa de batimento cardíaco máximo já que isso aumenta os riscos cardiovasculares e ortopédicos sem trazer benefícios adicionais do exercício.
Freqüência Cardíaca
Freqüência cardíaca é o número de vezes em que o coração bate por minuto.
A freqüência cardíaca é medida contando quantas vezes o coração bate em um determinado tempo. As seguintes fórmulas podem ser usadas: • Contar por 10 segundos e multiplicar por 6. • Contar por 15 segundos e multiplicar por 4. • Contar por 30 segundos e multiplicar por 2. • Contar por um minuto.
Durante a prática de exercícios aeróbios, a freqüência cardíaca indica se a intensidade da atividade é adequada. Controlando a freqüência, você também evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo.
Além disso, frequências muito baixas (menos de 60 bpm) ou muito altas (mais de 100 bpm), as bradicardias e taquicardias, indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames.
Freqüência cardíaca máxima
Freqüência cardíaca máxima é o maior número de batimentos a que uma pessoa pode chegar, ou seja, o número máximo de batimentos que seu coração consegue alcançar. Ela é calculada a partir de uma fórmula simples: • Para