batata costofonho
493 palavras
2 páginas
Autora: Kishwar DesaiAno: 2011
Edição: 1ª
Resumo:
A Testemunha da Noite fala-nos de Durga e de Simram, Durga é uma menina de 14 anos, que é encontrada rodeada pelos cadáveres dos seus familiares, ficando a única herdeira e a única testemunha, e Simram é a sua assistente social, uma mulher que é bebedora inveterada e uma fumadora compulsiva. A ação passa-se na Índia. Com vidas diferentes elas narram pensamentos e descobertas feitas ao longo do seu passado e no presente.
Kishwar Desai, como indiana, dá-nos um retrato muito verdadeiro das suas origens através de uma escrita extremamente apelativa onde acompanhamos diferentes formas de pensar ao longo do enredo com mais lágrimas que sorrisos, até um desenlace de cortar a respiração.
Com duas partes distintas é fácil para o leitor compreender a totalidade das ações e pensamentos que preenchem, e dão vida, a estas páginas e, embora de início um dos relatos possa parecer confuso, depressa o leitor compreenderá o seu sentido.
Simram, convidada a estudar o caso de Durga é uma mulher que perdeu a fé na sua nação, mas não na vida.
Perfeitamente consciente de diversas desumanidades que são levadas a cabo pela sua sociedade em pleno século XXI, ela tenta acumular algumas falhas neste sistema regido por homens, aligeirando processos em que mulheres e crianças estejam incluídas para que de alguma forma possam construir novamente uma sociedade melhor, e de forma digna. No entanto, nem todos a vêem com bons olhos, ela fuma, bebe e é solteira numa terra em que deveria tapar o rosto e sorrir apenas dentro de quatro paredes. Durga, por seu lado, é uma incógnita durante grande parte do enredo. Temos a consciência de que os seus olhos transmitem muito mais do que as palavras que omite, mas estando presa e sendo a única testemunha, e possível culpada, do homicídio em massa dentro da sua própria casa o silêncio pode ser a sua única salvação.
É importante referir as duas abordagens emocionalmente mais