Basílica de Saint Denis
BASÍLICA DE SAINT DENIS (Fonte: PBase).
O estilo gótico, também conhecido como a arte das catedrais, desenvolveu-se na Europa, mais especificamente na França no período da idade média, em um tempo de transformações políticas, econômicas e culturais que ocorreram na Europa Ocidental que desperta a necessidade de uma expressão artística mais adequada às novas realidades sociais.
O estilo surgiu num contexto histórico muito importante: final do sistema feudal e início da criação das cidades, ascensão de novas categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio, consolidação do absolutismo (como na França e na Inglaterra) e forte influência do clero na vida social e política. É possível dizer que a arte gótica nasceu com as cidades, produto de uma sociedade dinâmica, em evolução. Os habitantes da cidade tiveram grande participação nas construções góticas e eram incentivados por dois motivos: religioso e orgulho cívico, pois a rivalidade entre as cidades era intensa, elas disputavam entre si.
Da França o estilo gótico espalhou-se por toda Europa. Na Inglaterra, a primeira construção gótica foi a Catedral de Cantuária de 1174, logo depois seguiram outras obras como a Catedral de Lincoln e a abadia de Westminster. O gótico alemão abrange todo o território linguístico das populações germânicas além de estender sua influência à Europa oriental e à Escandinávia, alguns exemplos são: a Catedral de Colônia (Alemanha) e a Catedral de Santo Estevão (Viena- Áustria). Na Espanha e na Itália o gótico é menos puro, surge “latinizado”, perdendo as suas características mais puras.
Acreditava-se chegar a Deus não apenas pela fé, mas também pela razão, por um esforço do pensamento. Tal conceito pode ser aplicado na arquitetura e explica a grandiosidade das construções complexas e requintadas, ricas em pormenores.
CONTEXTO HISTÓRICO
No ano de 1144, a finalização da última parte da abadia de Saint Denis, marcou o inicio de um estilo arquitetônico. O fim da