Saint Denis
Fundada no século VII por Dagoberto I onde São Denis, um santo padroeiro da França, foi sepultado, a igreja se tornou um local de peregrinação e o mausoléu dos reis franceses, quase todo rei do século X ao XVIII foi sepultado lá, assim como muitos dos séculos anteriores. (A igreja não foi utilizada para a coroação de reis, este papel sendo designado à Catedral de Reims; no entanto, rainhas eram comumente coroadas lá.) "Saint-Denis" logo se tornou a abadia de um crescente complexo monástico. No século XII o Abade Suger reconstruiu partes da abadia usando inovadas características estruturais e decorativas, que foram extraídas de uma série de outras fontes. Ao fazer isso, ele afirmou ter criado o primeiro edifício verdadeiramente gótico.1 A nave do século XIII da basílica também é o protótipo do estilo gótico radiante, e forneceu um modelo de arquitetura para catedrais e mosteiros do norte da França, Inglaterra e outros países.
São Denis é um santo padroeiro da França e, de acordo com a lenda, foi o primeiro bispo de Paris. Um santuário foi erguido no seu sepulcro. Lá, Dagoberto I, rei dos Francos, que reinou de 628 até 637, fundou a Abadia of São Denis, um mosteiro beneditino. O santuário foi construído por Elói, um ourives de formação. Está descrito na vita inicial de Santo Elói:
Acima de tudo, Elói fabricou um mausoléu para o santo mártir Denis na cidade de Paris com um maravilhoso cibório de mármore sobre ele, maravilhosamente decorado com ouro e pedras preciosas. Ele constituiu uma crista [no topo da tumba] e um frontal