Basquiat
Jean-Michel Basquiat um artista americano que nasceu em Nova Iorque em 22 de dezembro de 1960, e morreu em 12 de agosto de 1988 devido a um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína).
Basquiat aos três anos já desenhava caricaturas e reproduzia personagens dos desenhos animados da televisão.
Com o divórcio dos pais, Basquiat se muda com o pai e as irmãs para Porto Rico e lá vivem de 1974 a 1976. Apesar da distância Basquiat toma contato com suas origens latinas. Aos 17 anos volta a Nova York e passa a pintar camisetas que ele mesmo vende nas ruas.
Junto com o artista gráfico Al Diaz criam a SAMO (same old shit – mesma velha merda) ), marca e assinatura que usava para espalhar as suas obras pelas paredes da cidade. Passa a viver nas ruas e a grafitar paredes, portas de casas e metrôs de Nova York.
Aos poucos Basquiat torna-se uma celebridade, começa a aparecer num programa da TV a cabo e é convidado a participar do filme Downtown 81, investindo o dinheiro que ganhou em materiais de pintura.
Com a fama adquirida passa a ter dinheiro, torna-se artista internacional de vanguarda, e nessa época Basquiat abandonou a arte de rua e o graffiti e decreta nas paredes: "SAMO morreu".
A arte de Basquiat, chamada de "primitivismo intelectualizado", uma tendência neo-expressionista, retrata personagens esqueléticos, rostos apavorados, rostos mascarados, carros, edifícios, policiais, ícones negros da música e do boxe, cenas da vida