SACO
1 ...O drama conta a trajetória de Jean Michel Basquiat. Pintor norte-americano, negro, vindo de uma família classe média.
Basquiat seguia o estilo da arte contemporânea, suas pinturas apresentavam aspectos surrealistas. Onde suas obras retratavam o mundo dos sonhos, dos sentimentos do artista, o seu mundo interior. O filme reproduz com exatidão os conceitos da arte contemporânea. Como a idéia de “qualquer” objeto estando em um ambiente (espaço) de arte se torna arte. A história de Jean-Michel Basquiat, interpretado por Jeffrey Wright, que começou sua carreira de artista morando nas ruas de Nova York e se tornou nome importante da arte contemporânea. Ainda nas ruas, Baquiat conhece o célebre Andy Warhol (David Bowie), mostra-lhe suas pinturas e consegue sua ajuda para entrar na alta roda do mundo das artes. Mas sua trajetória, que inclui romances, drogas, rebeldia, crítica e desprezo ao dinheiro, termina rapidamente, com sua morte aos 27 anos, em 1988.
3... Na minha opinião o filme quer passar uma mensagem simples para refletirmos, não é preciso nascer em berço de outro pra ser bom em algo, em qualquer lugar onde menos esperamos existe um talento, dentro de nós existe um talento a ser alimentado e basta saber alimentá-lo da maneira correta. A vida te da, dois caminhos: o certo e o errado, quem escolhe por qual vai trajar somos nós e cabe a nós também as consequências de nossas escolhas. Tudo tem um preço.
4... O filme mostra com muita freqüência o uso de drogas. Em várias cenas Basquiuat aparece drogado, Basquiat também tem um perfil de jovem sonhado, uma das cenas a qual me chamou muito a atenção, foi uma a qual basquiat “limpo” disse que a qualidade de seu trabalho tinha caído (...) pra mim isso comprovava que ele era dependente da droga e isso o fazia bom. Racismo foi outro fator também muito presente em várias cenas.
5.... Elenco: Jeffrey Wright, Michael Wincott, Benicio Del Toro, Claire Forlani, David Bowie, Dennis Hopper, Gary