Basquetebol e socialização - Desenvolvimento
Introdução ............................................................. 3
Desenvolvimento .................................................... 4
Exemplos de projetos ............................................. 5
Ilustrações .............................................................. 7
Referências ............................................................. 9
Desenvolvimento:
Criado em 1891 pelo professor canadense James Naismith, o basquetebol era inicialmente uma solução alternativa para prática esportiva numa Associação Cristã de Moços em Springfield em razão do inverno rigoroso.
O objetivo era inventar um esporte coletivo que pudesse ser praticado em recinto fechado, não fosse violento, comportasse um grande número de participantes, despertasse o interesse dos alunos e tivesse cunho científico.
O jogo foi inspirado em uma brincadeira infantil americana chamada “Duck on the Rock” e era praticado dentro de um ginásio, com uma bola de lacrosse e dois cestos de colheita de pêssegos dependurados em paredes opostas, onde estava o objetivo dos 18 jogadores que formavam cada equipe.
Apenas no começo do século XX o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.
O esporte tem sido reconhecido como uma das melhores vias para a socialização dos jovens devido aos valores positivos que sua prática dissemina: A solidariedade, o espírito de grupo e a busca da superação por meio do esforço focalizado.
Com isso em mente o basquete se tornou um veículo de afirmação de identidade e da cidadania dos jovens e, consequentemente, veio a ser um importante instrumento no combate a violência e aos males associados à