Citoplasma
Citoplasma é uma palavra formada por kytos (grego) que significa célula e plasma que significa dar forma.É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.
Essa região contém um fluido viscoso chamado de hialoplasma, também denominado de citosol ou citoplasma fundamental, constituído basicamente por íons dissolvidos em solução aquosa e substâncias de fundamental necessidade à síntese de moléculas orgânicas (carboidratos e proteínas). Dessa forma, o citoplasma é considerado um coloide, onde estão imersas as organelas celulares: as mitocôndrias, os peroxissomos, os lisossomos, os cloroplastos, os vacúolos, os ribossomos, o complexo de golgi, o citoesqueleto e o retículo endoplasmático liso e rugoso. Podemos dizer que o citoplasma é preenchido por um “sopão” de nutrientes que darão recursos para o cumprimento das funções das organelas citoplasmáticas que cumprem funções específicas e são elas:
Mitocôndria – respiração celular aeróbica, através da glicose e do oxigênio esse organóide produz energia necessária para as células.
Retículos endoplasmáticos granular e agranular – transporte intracelular, produção de proteínas, produção de lipídios, degradação de substâncias tóxicas.
Centríolos (célula animal e alguns vegetais) – auxiliam a divisão celular e originam cílios e flagelos.
Sistema golgiense – síntese, armazenamento e liberação de substâncias para o interior ou exterior da célula.
Lisossomos – atuam na digestão intracelular;
Plastos (célula vegetal) – fotossíntese ou armazenamento de substâncias de reserva.
Peroxissomos – atuam na desintoxicação celular.
Vacúolo digestivo – presente quando a célula realiza digestão e se desfaz na clasmocitose; vacúolos contráteis ou pulsáteis ( protozoários ) – expulsa água do interior do citoplasma; vacúolos de células vegetais –