Basquete
ÍNDICE
A História da luta livre
Página 3
A História do Basquetebol em Portugal
Página 5
Características do jogo
Página 6
Biografia
Página 9
Webgrafia
Página 11
Conclusão
Página 13
A História da Luta livre
Por volta de 3000 a.C., a luta livre já existia na Babilónia, um reino da Mesopotâmia, e no Egipto. Povos da Índia e da China antigas também praticavam lutas. A luta livre foi um desporto importante na antiga Grécia. Mílon de Crontona foi um famoso lutador grego que viveu por volta de 500 a.C. Ele ganhou os Jogos Olímpicos da Antiguidade seis vezes.
Por volta do século XVIII, os combates de luta livre aconteciam em feiras e nos circos. Os melhores lutadores competiam contra qualquer um que os desafiasse. A luta livre também foi popular durante a expansão dos Estados Unidos para o oeste. Nessa época, era um desporto bastante bruto. Qualquer golpe era permitido, com excepção do estrangulamento.
Os estilos greco-romano e desportivo surgiram durante a segunda metade do século XIX. Em 1869, a luta greco-romana fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos modernos. A luta livre desportiva foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1904. A luta livre feminina se tornou um desporto olímpico em 2004.
O combate
As disputas de luta livre esportiva e de luta greco-romana são parecidas. Em ambos os estilos, os lutadores tentam jogar ou pressionar o adversário de costas no chão. O objetivo é fazer que os dois ombros do adversário toquem o chão ao mesmo tempo. Isso é chamado de queda.
Um combate começa quando dois lutadores se encontram no centro da arena. Os dois estão de pé quando o combate começa. Eles então tentam agarrar e controlar o adversário usando vários movimentos, que são chamados de golpes. No estilo greco-romano, os lutadores só podem dar golpes acima da cintura. Eles não podem dar rasteiras nem enroscar suas pernas ao redor do adversário. Na luta livre esportiva, quase todos os