basquete
INTRODUÇÃO
Esse estudo foi realizado através de uma pesquisa denominada Aprendizagem Motora da Ginástica Rítmica, o objetivo de relacionar técnicas de Ginastica Rítmica com estudos de ação motora, em especial habilidades motoras da Ginastica rítmica e o tipo de prática. Diante do exposto analisamos estudos já realizados de uma pratica eficiente do movimento corporal a partir da pratica de da ginastica rítmica e auxilio no aprendizado com a prática em blocos. Segundo a literatura, a aprendizagem de movimentos básicos, específicos de uma modalidade dinâmica como a GR pode contribuir para o desempenho corporal e para o desenvolvimento motor de crianças bem como ampliar o grau de flexibilidade. (TOLEDO, 2009; MOLINARI, 2007)
As habilidades motoras podem ser definidas como um processo de evolução de uma tarefa a ser atingida, processo esse que pode se iniciar na inexperiência e desenvolver até o desempenho habilidoso.
Através da firmeza, estabilidade e desenvoltura dos passos de um adulto, podemos perceber que através do desenvolvimento e aprimoramento dessas habilidades as mesmas vão se aprimorando, considerando que primeiros passos do ser humano são hesitantes. (BARELLA, 1999, p.53).Diante do exposto, realizamos a aplicação ao estudo da aprendizagem motora da ginastica Rítmica,, com intuído de analisar resultados positivos a partir das praticas desenvolvidas.
Os variados tipos de movimento podem classificar as habilidades de diversas formas com relação aos aspectos musculares do movimento, esses podemos denominar as habilidades motoras de grossas ou finas As habilidades motoras grossas são aquelas em que as pessoas utilizam os grandes grupos musculares do corpo para produzir uma ação, como pular e caminhar. As habilidades finas são as quais os músculos pequenos são requeridos na ação praticada, essas precisam de um elevado grau de precisão de movimentos, como por exemplo o movimentação das mãos e dedos para