bioquimica
Componentes: Dhessica Soares Bueno Reckel,
Franciele Sperandio Gujansky,
Jeniffer Maria Schiffler,
Sebastiana Krauser
Santa Teresa
2014
1. Introdução
Analisando o conteúdo das aulas práticas dos dias 12 e 19 de agosto sobre estudos das propriedades coligativas físico-químico da água.
Às vezes a água parece desfiar as leis da física, mantendo-se unida apesar das tentativas da gravidade ou mesmo da pressão de objetos pesados. Este é o poder da tensão superficial, uma propriedade que faz com que a camada externa de um corpo de água aja como uma membrana flexível. A tensão superficial surge porque as moléculas de água se vinculam frouxamente umas com as outras.
2. Objetivo
Mostrar as reações que acontece quando misturamos algo, entre a reagente água, óleo e detergente. Também mostra a tensão superficial que certos materiais têm com determinado reagente, por exemplo, a água com o clipe.
3. Material e reagentes
Béquer
Clipe
Detergente
Palito de fósforo
Gelo com corante alimentício
Água
Óleo
Pincel
Papel
Recipiente
Béquer
Gelo com corante alimentício
Água
Óleo
Álcool etílico
Álcool
Glicerina
Tubo de ensaio
Pepeta graduada e volumétrica
Pisseta
Bastão de vidro
a. Métodos e resultado
Em um recipiente com água, utilizamos um clipe em espécie de pá, em um recipiente com água pegamos o clipe em forma de pá junto com outro clipe e colocamos dentro do recipiente notamos que o clipe não afundou lembramos que o clipe e de metal no caso mais denso que a água e, portanto deveria afundar o que causa isso e a tensão superficial que está impedindo que o clipe quebre a superfície da água. Logo em seguida colocamos um único pingo de detergente e aquele clipe que antes boiava agora afundou porque já não existe mais aquela tensão superficial que existia, a molécula anfifílica (detergente) é um