Basquete
Conheci o Basquete a 5 anos atrás, na 5° série. Fui convidada para jogar num time da escola, para participarmos de um campeonato pela Prefeitura de São Paulo.
Não sabia praticamente NADA de basquete, e tinha muito medo da bola. Mas aceitei o convite, começei a frequentar todos os treinos, aulas teóricas e práticas e entramos no Campeonato.
Nos demos muito bem, fomos passando de fase em fase, até chegarmos na Final Paulista. Demos o nosso melhor, mas ficamos em 3° lugar. Foi uma grande vitória pra nós, só por termos chegado na final, mas gostaríamos de ter ganhado, claro!
Nos anos seguintes, participamos também até a 7ª série, mas não fomos tão longe no Campeonato quanto da primeira vez.
Hoje pratico de vez enquando, apenas por diversão, mas sinto o mesmo friozinho na barriga quando entro em quadra, como se eu estivesse disputando um grande campeonato, como por exemplo, NBA.
2° Parte
Um jogo de basquete se joga numa quadra, utiliza-se uma bola de basquete, e o uniforme é um calção e uma camisa larga.
Regras:
1-Equipe - Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
2-Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
3-Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
4-Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, excepto no caso de lances