Japão
O Japão é um arquipélago vulcânico e montanhoso do Extremo leste da Ásia, no Oceano Pacífico, constituído por mais de 3.000 ilhas, sendo que 94% de seu território está nas ilhas Hokkaido, Shikoku, Kyushu e Honshu, com uma área total de 377 mil km², aproximadamente a área do estado do Mato Grosso do Sul. Sua capital e megalópole Tóquio está localizada a 35° 41' N e 139° 44' L. Por se encontrar sobre a Região do Círculo de Fogo do Pacífico (entre a Placa Tectônica do Pacífico, a Placa Eurasiana, a Placa Norte-Americana e a Placa das Filipinas), o Japão sofre constantemente por abalos sísmicos (mais de 1000 por ano) e vulcanismo.
Figura - Círculo de fogo do Pacífico Seu relevo é constituído por planaltos e planícies (20%) e montanhas (80%), dentre as quais podemos destacar o Monte Fuji, a montanha com 3.776 m de altitude que abriga o vulcão mais imponente do Japão. Devemos lembrar também que apesar do Japão ter rios pouco extensos, ele consegue aproveitá-los para produzir energia elétrica, mesmo que insuficiente para suprir as necessidades do país, graças ao relevo montanhoso e aos altos índices de pluviosidade.
Clima: devido a sua localização próxima ao mar, no norte é frio e gelado, no sul é tropical e no centro temperado, sempre contando com instabilidade climática devido a correntes marítimas.
1.1 Dados demográficos O Japão tem uma população estimada de 127.600.000 habitantes, sendo que 99% falam japonês e 84 a 96% são budistas ou xintoístas. Entre 1720 e 1830 a sua população chegava em torno de 30 milhões. O governo, na época, achava isso pouco e passou a incentivar a natalidade. Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu o baby boom, ou seja, o aumento desenfreado de nascimentos que se estendeu até 1970. Então, por sugestão dos americanos, o país adotou uma política contrária à antecessora: antinatalista, aonde os abortos, a esterilização e os métodos anticoncepcionais foram legalizados, ocorrendo assim uma queda