Basico acerca da nanotecnologia
Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro ( 10-9nm).
O físico Richard Feynman criou o conceito desta tecnologia em Dezembro de 1959. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver. Tecnologia: processadores, placa de rede, vídeo games, chips.
Cosméticos: maquiagens, proteção de ativos contra a degradação da pele, sabonetes, hidratantes capilares, protetores solar.
Inteligência Artificial: Língua Eletrônica, nanorobôs.
Na medicina: aplicação da “nano medicina”, novos tratamentos para doenças como o câncer e a AIDS.
Meio ambiente: Sistemas de filtração do ar e da água, produtos para limpar materiais tóxicos. Desenvolvimento de novos dispositivos ópticos, eletrônicos e optoeletrôniocos;
Criação de interfaces mecânicas e bioeletrônicas altamente efetivas;
Avanços em novos métodos de imagens para fins terapêuticos. Tecidos resistentes a manchas e que não amassam; Raquetes e bolas de tênis; Capeamento de vidros e aplicações anti-erosão a metais; Filtros de proteção solar; Material para proteção (“screening”) contra raios ultravioleta; Tratamento tópico de herpes e fungos; Nano-cola, capaz de unir qualquer material a outro; Pó anti-bactéria; Diversas aplicações na medicina como cateteres, válvulas cardíacas, m arca-passo, implantes ortopédicos; Produtos para limpar materiais tóxicos; Produtos cosméticos; Sistemas de filtração do ar e da água. Microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral; Polimento de faces e superfícies com nanotecnologia sem micro-riscos.
Um levantamento nas publicações que circulam sobre nanotecnologia aponta para