Bases diagnósticas
Bases Diagnósticas
Introdução
A Radiologia estuda os órgão e estruturas de humanos, como exame complementar de diagnóstico ou como método de intervenção terapêutica. Onde encontram-se os diagnósticos por imagem que é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos. Graças à tecnologia pode se obter resultados rápidos e com mais nitidez. O interior do corpo humano pode ser retrado com mais precisão e confiança. Podem retratar as menores alterações.
* Ultrassonografia
A ultrassonografia constitui uma modalidade de exame de imagem sem a utilização da radiação, constituindo um exame inócuo para os pacientes e praticamente sem contraindicações.
A obtenção da imagem é realizada pela emissão de ondas sonoras de alta frequência que são refletidas ao atingir um tecido ou órgão estudado. Este fenômeno físico também é conhecido por “eco” e, por isso, é comum encontrarmos o termo ecografia como sinônimo de ultrassonografia.
A ultrassonografia pode ser empregada para o diagnóstico de diversas doenças em diferentes partes do corpo humano. Por ser um método rápido e seguro, é comumente utilizado no meio médico para fins preventivos, diagnósticos e como acompanhamento de tratamentos, sendo que a ultrassonografia obstétrica, a abdominal, a pélvica e a de mamas são as mais realizadas na prática médica. Ela possui várias indicações, seja para avaliar qualquer órgão.
Como os órgãos e tecidos refletem o som de forma diferente, por meio de um processamento dos ecos, é possível distinguir as diferentes estruturas do corpo que estão sendo analisadas. Uma das grandes vantagens da ultrassonografia é permitir a avaliação em tempo real de vários órgãos que aliado ao seu baixo custo operacional o torna um exame extremamente versátil na medicina.
O avanço tecnológico das últimas décadas possibilitou a criação de aparelhos que aumentaram em muito a área de atuação dessa modalidade, sendo que