Bases Diagnósticas
O sufixo da palavra “imunologia”, que significa “estudo da imunidade”, é de origem grega: logos, que significa “palavra”, “discurso sobre”. O sufixo da palavra “imunopatologia”, que significa “estudo das alterações da imunidade”, também é de origem grega: pathos, que significa “doença”. A imunopatologia estuda em especial as alergias, as doenças autoimunes e as imunodeficiências.
Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) As imunoglobulinas são grupos de glicoproteínas no soro e demais líquidos orgânicos, produzidos pelos linfócitos B, que originam plasmócitos de diferentes linhagens e clones celulares, que originam as 5 frações de imunoglobulinas: A, D, E, G e M.
( ) A IgA, antígeno que protege as mucosas nasais e intestinais contra microrganismos, predomina na saliva, nas lágrimas, nos exsudatos nasais e traqueobrônquicos, no colostro, no leite e nas secreções gastrintestinais.
( ) A IgG, considerada a principal imunoglobulina, responde por 70 a 75% da resistência a longo prazo, pós-imunizações.
( ) IgM elevada indica resposta imune recente.
Assinale a alternativa correta: Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: C.
A segunda afirmativa é a única falsa, pois IgA é um anticorpo e não uma antígeno.
Questão 2
As vacinas têm sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um método de proteção para a população. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas.
Você já respondeu e acertou esse exercício.
A resposta correta é: A.
Pois na imunização ativa, se introduz uma pequena quantidade de antígenos (micro- organismos)fragmentados para que o corpo ative a reposta imunológica para ficar preparado para uma eventual doença por aquele antigeno introduzido
Questão 3
A técnica de coleta do material biológico varia de acordo com o exame