bases bilogicas
Prof. Arlisson Silva de Moura
Equipe:
Alexandro Cruz João Alves Lorena R Dias Laurindo Lucas
Deborah Mendonça Max Johnny
Mauriney Matos Cristiano Queiroz
Jade Sâmia Viana
1. Qual a diferença histofisiológica dos tecidos adiposo unilocular e multilocular?
Tecido adiposo unilocular
Formado por células que apresentam uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma. Ele é também conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, apesar de que sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro. Essa variação na coloração é explicada pelo acúmulo de carotenoides dissolvidos na gordura, que pode oscilar a depender da dieta.
Tecido adiposo multilocular
Formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias. Sua cor castanha é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias, que fazem gerar energia mais rápido que o tecido unilocular.
2. Qual a diferença entre obesidade hiperplástica e obesidade hipertrófica?
A hiperplasia é aumento da quantidade de células, diferentemente da hipertrofia, que é aumento do tamanho das células. Na obesidade o crescimento do adipócito é conseqüente da hiperplasia e/ou da hipertrofia. A hiperplasia faz parte do crescimento durante infância, adolescência, na gravidez (aumento excessivo de peso). No caso de perda brusca de peso, as células adiposas tendem a diminuir. Todo cuidado durante estas fases é pouco, descuidos podem acarretar na tendência a obesidade. Segundo a Profª. Vanusa Miranda, "também não se sabe se a utilização de meios cirúrgicos para redução da hipercelularidade seria a solução, pois, segundo a teoria do "set point", o organismo tende a repor a perda". Portanto, seria mais difícil emagrecer na obesidade hipercelular do que na