wrwe
464 palavras
2 páginas
INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRAComplexo Silva Lobo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BILÓGICAS E DE SAÚDE
CURSO: ODONTOLOGIA
PERÍODO: 1º M1
DISCIPLINA: Citologia, Histologia e Embriologia
pROFESSORA: Graziella Trindade Clemente
Aluno: Warley Diniz Silva
TRABALHO Bases Moleculares do Citoesqueleto e dos Movimentos Celulares
Bibliografia
Biologia celular e molecular
Junqueira e Carneiro
Capítulo 10
DESCREVER A CONTRAÇÃO MUSCULAR
Belo Horizonte, 30 de Setembro de 2013.
Citoesqueleto
Descrever a Contração Muscular
CITOESQUELETO
Definição: é uma rede de microtúbulos e microfilamentos.
Principais elementos: microtúbulos, filamentos de actina, filamentos de miosina, filamentos intermediários e macromoléculas proteicas diversas.
CONTRAÇÃO MUSCULAR
Deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina para dentro do sarcômero, com o consequente encurtamento da distância entre as estrias Z.
A força motriz para esse movimento vem das ligações entre a actina e as cabeças globulares da miosina, que periodicamente se dobram, gerando um deslocamento lateral, seguido por uma ruptura e posterior reconstituição da ligação.
No músculo em repouso, a tropomiosina encontra-se em íntimo contato com a actina, cobrindo essa molécula e impedindo o contato das cabeças da miosina com a actina. Quando o músculo é estimulado, o aumento de permeabilidade induzido pelo estímulo na membrana celular se transmite ao retículo endoplasmático liso, que libera para o citossol íons cálcio contidos no seu interior. Esses íons agem sobre a tropanina promovendo sua deformação molecular, o que causa a separação entre a tropomiosina e a actina que reagem com as cabeças da miosina, estabelecendo-se assim pontes entre esses dois filamentos.
Em todas as fibras musculares estriadas, tanto esqueléticas como cardíacas, a contração se dá pelo processo descrito de encurtamento dos sarcômeros. Esses dois tipos de fibras