base
A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) caracteriza-se por um espessamento anormal da parede muscular do ventrículo esquerdo , a principal câmara do coração. Qualquer situação que acarrete uma sobrecarga crônica para essa câmara, poderá causar uma hipertrofia ventricular. A hipertensão arterial é a principal causa da hipetrofia ventricular esquerda .
Causas:
O ventrículo esquerdo é a principal câmara do coração, que bombeia o sangue em direção ao cérebro e ao restante do corpo (exceto a circulação dos pulmões , que é irrigada pelo ventrículo direito) . Qualquer situação que acarrete uma sobrecarga para essa câmara , poderá causar uma hipertrofia ventricular equerda.
- Hipertensão arterial e obesidade :
A hipertensão arterial é a principal causa da hipertrofia ventricular esquerda. Nessa doença há uma sobrecarga crônica de pressão sobre o ventrículo esquerdo. A obesidade severa também causa uma sobrecarga crônica ao coração , podendo também causar a hipertrofia ventricular esquerda.
- Doenças da vávulas cardíacas:
Como o estreitamento da válvula aórtica (estenose aórtica) , ou ainda , a insuficiência das vávulas aórtica ou mitral , podem causar uma sobrecarga de volume (uma quantidade anormal de sangue permanece dentro do ventrículo após a sua contração) , que leva à hipetrofia ventricular esquerda.
Hipertrofia do miocárdio ventricular direito no enfisema pulmonar crônico. O termo cor pulmonale é a forma latina para coração pulmonar, querendo dizer, o coração cujas alterações são devidas exclusivamente a doença pulmonar crônica. Na prática, isto corresponde a hipertrofia (muitas vezes acompanhada de dilatação) do ventrículo direito, sendo que o ventrículo esquerdo é normal. A hipertrofia de VD é devida ao aumento da resistência do leito vascular pulmonar. Entre as causas mais comuns estão doenças que levam a redução do parênquima pulmonar como a tuberculose e o enfisema (onde há destruição difusa dos