BASALTO FERRUGINOSO - relatório
Missão: Formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras para o mundo do trabalho.
GIULIANA ADAM TEZZA
TURMA 5º “A” - ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSOR EDUARDO DAMIN
RELATÓRIO: BASALTO FERRUGINOSO
FOZ DO IGUAÇU/PR
2015
BASALTO FERRUGINOSO (PEDRA-FERRO)
FORMAÇÃO
O basalto ferruginoso é uma rocha ígnea extrusiva, isto é, ele é formado através do resfriamento da lava expurgada para a superfície, sua formação pode ser no fundo do mar ou na superfície terrestre, criando diferentes tipos de ambientes para a formação da rocha, variando assim suas quantidades de elementos químicos, causando tipos de basaltos diferentes, entre eles o basalto ferruginoso. Ao ser expelida, a rocha foi submetida a pressões e temperaturas que causaram sua formação, e à sua composição foi adicionado o óxido de ferro, causando uma diferenciação do basalto comum e se tornando um tipo diferente de rocha, com características distintas.
MINERAIS
O basalto ferruginoso é formado essencialmente por piroxênios (augita ou augita diopsídica, pigeonita, hiperstênio) e plagioclásio (bytownita a labradorita). Pode incluir olivina, quartzo, feldspato potássico, nefelina e vidro. E como mineral acessório está presente o óxido de ferro, que diferencia o basalto ferruginoso do basalto comum.
COMO SE DETERIORA
O basalto ferruginoso não se deteriora com facilidade. Inclusive seu uso é muito indicado na construção civil, pois sua aparência somente “melhora” com o tempo.
CARACTERÍSTICAS
O basalto ferruginoso tem uma estrutura maciça e compacta. Sua dureza é média/elevada e sua cor é heterogênea, possui tons terrosos e várias partes com cores alaranjadas, devido à presença do óxido de ferro, que dá uma cor de ferrugem à rocha.
Sua granulação é finíssima, algumas partículas de minerais presentes na rocha podem ser vistos apenas em microscópio. Sua granulação torna a rocha