Eu, você, nós: comunicar é preciso
De Geologia
Introdução Este relatório apresenta dados sobre a geomorfologia através do uso do Atlas Multirreferêncial, analisado uma escala da extensão numa linha tracejada no sentido Leste Oeste, importante ressaltar que a linha horizontal passa a acima da cidade de Campo Grande Mato Grosso do Sul. Analisará todas as feições geológicas encontradas ao longo do trajeto da linha tracejada.
Pontos e suas formações
Ao ponto 1, temos a Formação Pantanal que é formada por sedimentos depositados na Era Cenozóica,constituído pelos Depósitos Detríticos na encosta dos Planaltos residuais e circundantes da área, ocorridos no Pleistoceno, e pelos Aluviões Atuais encontrados nas várzeas de alguns rios da região, os quais aconteceram no Holoceno. É formada também por sedimentos aluviais dominantemente argilosos, argilo-arenosos, sílticos, arenosos e areno-conglomeráticos (camadas inferiores da seqüência) semiconsolidados e inconsolidados de idade Pleistocênica/Quaternária. É relacionada aos depósitos fluviais e lacustres de áreas periodicamente inundáveis ou sujeitas a inundações ocasionais.
Ao ponto 2, temos Aluviões Atuais Depósito que são de sedimentos formado nas planícies de inundações, que contribui para a fertilidade destas zonas. É oprocesso de sedimentação que, durante episódios de cheias, possibilita a formação dos aluviões.
Os aluviões podem ser afetados pela intervenção antrópica, nomeadamente a extração de inertes.
Ao ponto 3, temos novamente a Formação Pantanal, que já foi citada anteriormente.
Ao ponto 4,temos a Formação Bocaina foi assim denominada por Almeida (1945) para descrever calcários dolo míticos da região de Corumbá. Esses calcários dolomíticos foram também descritos por Correia et aI. (1976), bem como os calcários e mármores subordinados. Concordando com esses autores, Nogueira et