Barão de mauá
Para se obter um mapa genético é preciso levar em consideração que quanto maior for a taxa de recombinação gênica, maior será a distância entre os genes e vice-versa. Vale lembrar que, quanto maior a distância entre os genes, maior a possibilidade de haver crossing-over.
Ex:
Porcentagem de recombinação entre genes A e B: 19%
Porcentagem de recombinação entre A e C: 2%
Porcentagem de recombinação entre B e C: 17%
A distância entre A e B será de 19 morganídeos; A e C, de 2 morganídeos e B e C, de 17 morganídeos:
Um mapa genético é semelhante a um mapa de uma cidade com informações específicas como: bairro, rua, casa, etc. É muito importante ter um mapa do genoma humano, para que possamos conhecer, especificamente, cada segmento de um cromossomo.
Introdução
Construção de mapas genéticos ou cromossômicos
Um mapa genético serve para mostrar a posição dos genes que está dentro de um intervalo da seqüência de nucleotídeos que forma uma molécula de DNA.
Para conhecer cada segmento de um cromossomo, é importante termos um mapa genético. Na construção de um mapa genético é necessário que os genes estejam alinhados nos cromossomos.
Quanto mais os genes estiverem distanciados uns dos outros, maior será a taxa de recombinação gênica e vice-versa. A distância entre os cromossomos será sempre igual à taxa de permutação.
Um mapa genético é um mapa de um cromossomo de uma espécie que mostra a posição relativa dos genes e/ou marcadores genéticos.
Para se construir um mapa genético leva-se em consideração dois fatores:
1. Os genes se encontram nos cromossomos em posição linear
2.