Barão de maua
Curso: Administração Pública, noturno, 2ª fase
Professor: Maurício C. Serafim
Disciplina: Teoria Geral da Administração Pública (TGAP)
Análise dos textos
Florianópolis, 2015
Filme: O Barão de Mauá
1) Sobre o que é o filme?
O filme relata a história de vida de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, considerado um grande banqueiro, industrial, político e diplomata. Descrevendo sua vida desde a época em que foi morar com seu tio na cidade, até quando virou um dos homens mais ricos do Império e termina com ele perdendo todos seus bens.
2) O que está sendo dito, de modo detalhado, e como está sendo dito?
O filme inicia com a morte do pai de Irineu, após esse fato é relato que sua mãe casa-se de novo e seu novo marido não aceita ele então, ele muda-se para cidade do Rio de Janeiro para morar junto com seu tio, capitão da marinha mercante. Começou a trabalhar assim que chega na cidade, nessa parte do filme já podemos perceber o afeto que ele tinha com os escravos pois, para ele era um retrocesso o Brasil ainda não ter abolido a escravidão. Mostra sua humildade por Valentim um escravo que durante a vida passa a trabalhar para Irineu por dinheiro como qualquer homem branco, e tornam-se amigos.
Desde pequeno nota-se seu interesse por livros começa a estuda para aperfeiçoar os negócios. Já na adolescência o filme mostra sua habilidade em cobrar dividas, pois, o negócio onde trabalhava não ia bem. Em meio a isso, ele compra as ações desvalorizadas do banco de seu chefe com o dinheiro que havia guardado, pois acreditava que elas iriam valer muito ainda. Não demorou muito, para que as ações fossem valorizadas e Irineu conseguisse uma grande fortuna, aqui ele começa a trabalhar para a firma de importação e exportação de Ricador Carruther, aonde chegou a tornar-se sócio da mesma e aprendeu a falar inglês.
Nessa parte do filme começamos a perceber o interesse dele em melhorar o Brasil, para ele, o país devia começar a industrialização