Artigo Fraude Inicio TCC
Rosimari Humberta de Oliveira Castro1, Jonas Comin de Campos2
1,2
Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP/FCSAC
Avenida Shishima Hifumi 2911, Urbanova, 12244-000, São José dos Campos/SP.
1
2
Email: humberta_sud@hotmail.com, comin@uol.com.br
Resumo- O crime contra o patrimônio realizado pela omissão ou ato intencional, tendo em vista um fim ilícito, desde as origens da economia, poucos foram os tempos em que tantos atos aéticos e desonestos afloraram e se tornaram de conhecimento público. O profissional da área contábil precisa conhecer, estudar e estar apto a identificar e bloquear a ação dos fraudadores. Desta forma, apresentamos neste trabalho, algumas (pois há um número elevado de ações existentes e que continuam a desenvolverem-se) das formas de fraudes contábeis mais conhecidas e praticadas e sugerimos algumas ações que possam inibir tais práticas.
Palavras-chave: Fraude, Corrupção, Contabilidade, Controles internos.
Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Introdução
A manipulação da informação contábil é tão antiga quanto à própria contabilidade. Existem no mundo dos negócios vários tipos de fraudes, armadilhas e sistemas para maquiar resultados e/ou desviar recursos. Obviamente, com o progresso tecnológico e a evolução do mundo também estes sistemas evoluíram.
A soma de dinheiro que circula no mundo da devassidão é incalculável e nas esferas não só políticas, com abuso do dinheiro público, mas também nas empresariais e nas dos administradores de células sociais, muitas são as maquinações que se realizam tornando-se um negócio proveitoso para os que possuem poder de decisão e comando, mal que tem contaminado, inclusive as camadas inferiores das administrações.
Em razão dos aspectos apresentados, este artigo busca despertar nos estudiosos - em especial os egressos da área contábil - e profissionais da Contabilidade, o interesse pelo estudo da fraude, quer para defender-se contra ela, quer para