Barroco e arcadismo no brasil
Introdução
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os estilos literários Barroco e Arcadismo no Brasil. O período Barroco é constituído pelas primeiras manifestações literárias brasileiras ocorridas no Brasil, termo que denomina todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700 e além da literatura também tem a música, pintura, escultura e arquitetura da época. O período Arcadismo, logo de início as referências à mitologia grega que perpassa o movimento, esse movimento tem características reformistas e seu intuito era o de dar novos ares às artes, aos hábitos e atitudes da época, esse estilo literário caracterizava-se pela valorização da vida bucólica e dos elementos da natureza.
Barroco
O tempo Barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700.
O berço do barroco é a Itália do século XVII.
No Brasil iniciou-se nos séculos XVII e XVIII, a partir do ciclo do ouro.
Envolveu todas as atividades culturais e foi a primeira escola artística que conseguiu formular expressões tipicamente brasileiras, símbolos do nascente sentimento nacionalista.
Contexto Histórico
Após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica perdeu muito espaço e poder. Mas os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa.
A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barroco foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. A palavra Barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa “pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de
Irregularidade. O período final do Barroco (século XVIII) é chamado de rococó.
No rococó existe