Barroco & arcadismo
Barroco & Arcadismo
Emanuele Soares da Costa
Americana, 2012
ETEC Polivalente de Americana
Barroco & Arcadismo
Emanuele Soares da Costa 1 ADM Integrado
Trabalho elaborado para a disciplina de Língua Portuguesa
Professor : Leônidas
Americana, 06 de Novembro de 2012
Introdução
Neste trabalho, abordaremos os movimentos literários:
* Barroco ou Seiscentismo Em especial o Barroco Brasileiro
Na qual, foi o movimento que deu continuidade ao Renascimento e foi caracterizado pelo uso abundante de luzes e sombras, como pelo maior realismo nas pinturas.
* Arcadismo ou Neoclassicismo
E o Arcadismo se inicia no inicio do ano de 1.700, a qual irá revelar a decadência do Barroquismo, com sua poesia contraditória, permeada de exageros que revelam o gosto pelo esplêndido e glorioso. É um período de importante transformação cultural e científica, onde passa a predominar a razão como elemento propulsor do desenvolvimento socioeconômico e cultural, da valorização dos ideais iluministas e da ascensão da burguesia como nova classe social.
Contexto Histórico
- Barroco
O Barroco começa a partir do ano de 1600 e todas as manifestações entre essa data e 1700 estão inseridas em um contexto assimétrico e rebuscadas das obras barrocas. Segundo alguns autores, a palavra “barroco” deriva da palavra “verruca” do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinha forma arredondada era chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. O poeta italiano Giosuè Carducci foi quem, em 1860, adjetivou o estilo da época dos Seiscentos, referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do ano de 1600, como sendo barroco. Então, apesar de não possuir características unânimes em todas