Barroco no Sul do Brasil
Os jesuítas e a Companhia de Jesus - Considerados o exército de Jesus, os jesuítas eram padres da Igreja Católica pertencentes à ordem religiosa Companhia de Jesus criada em 1539 pelo soldado espanhol Inácio de Loyola. - A ordem foi criada com o objetivo de barrar o avanço da reforma protestante vivida na Europa do século XVI.
- Após viver um período de tolerância cultural e religiosa chamada de “primavera renascentista”, baseado nos ideais do filósofo Eramo de Rotterdam, Portugal começou a ter grande influência das principais ordens religiosas representantes da inquisição, entre elas a Companhia de Jesus. - Os Jesuítas foram ganhando espaço até conseguirem autorização do Rei de Portugal (de quem eram confessores) a fundar sua própria rede de escolas e universidades. - Pouco tempo depois, a Companhia de Jesus já estabelecia sua pedagogia rígida e ortodoxa a todas as colônias portuguesas, como o Brasil.
A chegada ao Brasil
- Os primeiros jesuítas desembarcaram na Bahia no ano de 1549, junto com a expedição do governadorgeral Tomé de Souza, liderados pelo padre Manoel da Nóbrega.
- Desde o início colonos e jesuítas entraram em conflito, pois, para os colonos, os nativos eram mão de obra indispensável, barata e servil, porém para os jesuítas eles eram almas perdidas a serem resgatadas pelo cristianismo.
- Mesmo em meio a estes conflitos a Companhia de Jesus estabeleceu-se no Brasil chegando a coordenar sessenta povoados, alguns com mais de cinco mil habitantes.
A missão jesuítica no Sul do Brasil
- As primeiras reduções foram fundadas em 1609 as margens do rio Paranapanema, atual estado do Paraná.
- Este primeiro período se estenderia até 1641, quando as reduções foram atacadas e devastadas pelos bandeirantes paulistas em busca de escravos para as fazendas paulistas, metais preciosos e outras riquezas.
- Reagrupados entre os rios Paraná e Uruguai, os jesuítas deram início ao reestabelecimento das missões