Barroco Europeu
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. O efeito proporcionado pela arquitetura barroca Européia foi muito mais rebuscado, complexo e simbólico. Os elementos clássicos estão reunidos: colunas, frontões e cúpulas; porém o conjunto não segue a simplicidade harmônica e simétrica da arquitetura clássica. Existe uma imponência na sua estrutura e nos detalhes bastante decorados. As colunas, por exemplo, são duplas ou espiraladas. Os interiores seguem os mesmos princípios. No caso das igrejas, todo o apelo sentimental da Arte Barroca européia foi intensamente decorado, pois os ambientes se propõem a mostrar o esplendor de Deus e o poder da Igreja Católica.
A arquitetura se destacou principalmente nos palácios e nas igrejas.
CARACTERISTICAS:
Ondulações.
Efeitos ilusionistas e decorativos.
Preocupação paisagística com grandes jardins.
PINTURA NO BARROCO EUROPEU: O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses.
Para o artista barroco europeu, a harmonia da obra esteve sempre em comunhão com tudo que estava ali expresso na sua produção. O conjunto harmonioso da obra era o essencial. A harmonia individual da obra era deixada em segundo plano. Existe, nesse sentido, a explicação da valorização da unidade que está ligada a pintura.
CARACTERISTICAS:
Grande realismo e interesse pelo movimento e emoção. Sombras projetadas.
Perspectiva é apenas sugerida.
Composição em diagonal.
Acentuado contrastes de claro-escuro.
Os temas mitológicos e religiosos são amplamente explorados.
PRINCIPAIS PINTORES:
Tintoretto, Caravaggio, Andrea Pozzo .