Barroco Europeu
Tema:
Barroco Europeu
Barroco Europeu.
Desenvolveu-se no séc. XVII, e teve sua origem em fatos do séc. XVI como: A Reforma Protestante - movimento de contestação à doutrina da Igreja Católica. – Martinho Lutero - a igreja católica logo se organizou contra-reforma - com a ação das grandes ordens religiosas, a Igreja Católica retomou sua força e construiu novas e grandes igrejas. A Arte voltava a ser vista como meio de ampliar a influência Católica.
A Arte Barroca originou-se na Itália, logo se espalhou por outros países da Europa e chegou à América. Porém apresentou características bastante diferentes nos vários países.
Características gerais:
• O barroco rompe o equilibro entre sentimento e razão e entre a arte e ciência, que os artistas renascentistas procuravam estabelecer de forma muito consciente.
• Predomínio da emoção sobre a razão.
• Acentuado contraste entre tons claros e escuros, que intensifica a expressão dos sentimentos.
• Os temas são variados: Religiosos, mitológicos, e na forma de retrato.
O precursor do Barroco: Michelangelo.
Pintado por Michelangelo na capela Sistina, o afresco revela, na intensidade expressiva e no vigor das figuras, características que anunciam um novo estilo, em que a emoção se sobrepõe a razão.
Pintura.
Os pintores italianos estão entre os mais representativos do Barroco:
• Caravaggio: a beleza não é privilégio da aristocracia. Não se interessou pela beleza clássica que tanto encantou o Renascimento. Procurava seus modelos entre os vendedores, os músicos ambulantes, os ciganos, enfim, entre as pessoas do povo. Caravaggio é conhecido como fundador do estilo luminista, pelo modo revolucionário como ele usa a luz. O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz.
• Tintoretto: Pintava temas Religiosos, mitológicos, retratos. Sempre usava duas características principais em suas obras:
• Os corpos das figuras são mais expressivos