Barreiras que interferem no diagnóstico do câncer de próstata
Christian Adriano Santos Martins ¹
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as recomendações voltadas para a prevenção do câncer de próstata presentes na literatura específica sobre o assunto. O método consistiu numa revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O material revisado foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão dos resultados do estudo se desenvolve a partir das seguintes categorias de análise: (1) prevenção primária; (2) prevenção secundária; (3) masculinidade-prevenção. Concluiu-se que: (a) as recomendações apresentam tanto uma diversidade quanto certa polêmica entre os diferentes posicionamentos; (b) a produção de artigos científicos da área da saúde coletiva sobre o assunto é escassa; (c) faz-se necessário o desenvolvimento de uma abordagem mais interdisciplinar no trato da temática e (d) poucas fontes levam em conta as especificidades de ser homem nas recomendações da prevenção do câncer de próstata.
Palavras Chave: Próstata, Câncer, Fatores.
___________________
¹ Graduação em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Aluno de Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência e Trauma.
1 INTRODUÇÃO
O câncer de próstata (CaP) é um grave problema de saúde pública no Brasil, mesmo a realização do exame de prevenção do CaP à população sendo disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde. A demanda ainda é insignificante, possivelmente em decorrência de algumas barreiras como a ausência de queixas, a vergonha, o preconceito, o analfabetismo, o difícil acesso ao serviço de saúde, a falta de tempo e o desconhecimento da patologia, a distância entre os profissionais de saúde e sua clientela. Isso impede e afasta os homens do acesso às condutas de promoção de saúde, à prevenção de doenças, e às condutas terapêuticas para os desvios de saúde