Barreiras arquitetonicas
É um agente terapêutico ou dispositivo externo que é aplicado directamente sobre os segmentos corporais do paciente depois de activados e utilizados como tratamento de diversos tipos de patologias, como por exemplo traumatismos ou artrite reumatóide. Uma ortótese não é uma forma exclusiva de tratamento, devendo ser parte integrante de um plano de tratamento.
Indicações para o uso de Ortóteses
Como referido anteriormente, as ortóteses são indicadas para Patologias como Traumatologia e Reumatologia por existir dor ao nível do segmento corporal, instabilidade de uma estrutura anatómica, limitação da amplitude de movimento, lesões subcutâneas e cutâneas.
Objectivos terapêuticos das Ortóteses
❖ Imobilizar ou estabilizar uma articulação ou um elemento anatómico instável, ❖ Prevenir ou reduzir um défice da amplitude articular ou de corrigir a deformação de uma estrutura anatómica, ❖ Potenciar um défice motor, ❖ Favorecer a reabsorção de uma expansão liquidiana não infecciosa ou tumoral (edema, hematoma, estase veno-linfática). ❖ Promover a cicatrização cutânea a fim de prevenir as retracções e as hipertrofias cutâneas.
Efeitos mecânicos aplicados por uma ortótese
1-Estabilização Fixar uma estrutura numa função de equilíbrio mantendo uma posição de relativa imobilidade. A zona a tratar é tanto mais imóvel quanto vasta é a acção da ortótese (estabilizar as articulações supra e infra adjacentes).
[pic]
Ortótese de estabilização do punho
Objectivo terapêutico: estabilização do punho
“Atlas pratique des orthèse de la main”, pag: 106;1994.
2-Postura Manter ou colocar uma articulação (segmento) numa determinada posição a qual não consegue espontaneamente.
Pode ser: Postura estática postura mantida por ortótese fixa, não induz qualquer movimento, não se adapta às eventuais variações posicionais. Estabelece um equilíbrio entre as