Barramentos
COLÉFGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
SISTEMA DE INTERCONEXÃO DE BARRAMENTOS
Eduardo Schmaedeck Lara
Santa Maria, 26 de maio 2014
Definir:
1 – Estruturas de interconexão: Um computador possui um conjunto de componentes ou módulos de três tipos básicos (processador, memória e E/S) que comunicam entre si. Com efeito, um computador é uma rede de módulos básicos. Desse modo, precisa-se de três caminhos para ligar os módulos em conjunto. O conjunto de caminhos que ligam os vários módulos é chamada estrutura de interconexão.
2 – Interconexão de barratamentos:
Um barramento é uma via de comunicação que liga dois ou mais dispositivos. Uma característica chave do barramento é que é um meio de transmissão partilhado. Múltiplos dispositivos ligam ao barramento e um sinal emitido por qualquer dispositivo fica disponível para ser recebido por todos os outros dispositivos agarrados ao barramento. Se dois dispositivos emitem durante o mesmo período de tempo, os seus sinais sobrepor-se-ão e tonar-se-ão adulterados. Por isso, apenas um dispositivo pode emitir com sucesso em cada momento.
Em muitos casos, um barramento compreende múltiplos caminhos, ou linhas, de comunicação. Cada linha é capaz de transmitir sinais representando os binários 1 e 0. Ao longo do tempo uma sequência de dígitos binários pode ser transmitida através de um simples linha. Tomados em conjunto, várias linhas de um barramento podem ser usadas para transmitir vários dígitos binários simultaneamente (em paralelo). Por exemplo, uma unidade de 8-bits pode ser transmitida através de oito linhas de barramento.
Os sistemas de computação contêm um certo número de diferentes barramentos que fornecem os caminhos entre componentes nos vários níveis de hierarquia do sistema de computação. Um barramento que liga os componentes principais