BARRAMENTO
O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo).
Há barramentos específicos para praticamente todos os componentes conectados as sistema, geralmente em siglas muito conhecidas pelos usuários, mas que não são atreladas diretamente à função que realizam.
Há três funções distintas nos principais barramentos de um computador, que, em termos simples, conectam o processador, a memória e outros componentes conectados a ele pelo que chamamos de entrada e saída.
Barramento de dados – é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos.
Barramento de endereços – indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.
Barramento de controle – atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.
Além da comunicação entre o computador e a memória, você pode adicionar diversos outros dispositivos à sua placa-mãe, com um barramento especial para cada um deles. Alguns dos formatos mais conhecidos neste quesito são o PCI, o AGP e até mesmo o USB, amplamente utilizado em pendrives, impressoras, teclados, mouses e outros periféricos.
Um dos aspectos fundamentais quanto ao barramento, em especial quando tratamos de memória, é a quantidade de bits que ele é capaz de levar por vez. Um ótimo exemplo para elucidar isso é em relação à placas de vídeo.
Diversos modelos de placas, em especial nas mais antigas, apresentavam versões com barramentos diferentes de memória dedicada. Embora ela tivessem a mesma aparência, clock de processamento