Barramento
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre barramento entrada e saída (E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas.
A metodologia de pesquisa foram diversos sites.
CONCEITO
Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Sem entrar em termos técnicos, ele é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.
Há barramentos específicos para praticamente todos os componentes conectados ao sistema, geralmente em siglas muito conhecidas pelos usuários, mas que não são atreladas diretamente à função que realizam.
Há três funções distintas nos principais barramentos de um computador, que, em termos simples, conectam o processador, a memória e os outros componentes conectados a ele pelo que chamamos de barramentos de entrada e saída.
BARRAMENTO DE ENTRADA E SÁIDA
Historicamente, o acoplamento dos dispositivos de entrada e saída ao computador é feito através de barramentos, seguindo o padrão estabelecido pela arquitetura de Von Neumann. Enquanto o barramento dos primeiros sistemas era um simples agrupamento de fios, os barramentos dos sistemas atuais são estruturas de hardware bastante complexas, com circuitos específicos para seu controle.
Além disso, a diversidade de velocidades e volumes de dados suportados pelos dispositivos fez com que o barramento único dos primeiros sistemas fosse gradativamente estruturado em um conjunto de barramentos com características distintas de velocidade e largura de dados.
Desde o aparecimento dos primeiros computadores pessoais que muitos tipos destes barramentos foram criados. A razão é simples: maiores velocidades de entrada/saída são necessárias para a melhoria global do desempenho do sistema.