Barracão
Resumo:
Parede: Madeirit
Telhado: Fibrocimento
Pintura: Cor Clara (sensação de frescor)
Piso: Cimento Grosso
Um barracão de madeira foi erguido para guardar ferramentas, peças e material perecível que for sendo comprado e utilizado durante a obra. No barracão foram guardadas por exemplo as ferramentas de pedreiros, bombeiros, carpinteiros e armadores, assim como armazenados arames, soquetes, conexões de água e esgoto, fios, materiais elétricos, e também materiais como cimento e cal que não podem ficar expostos ao tempo e sujeitos à chuva e umidade excessiva.
Este barracão poderá abrigar também o guarda da obra e outros trabalhadores, quando necessário. Em casos de obras de casas, geralmente os profissionais que trabalham no local voltam para seus lares no fim do dia, e nem sempre é necessário alojamento, à menos que se trate de uma casa construída em local muito distante e difícil locomoção diária.
De um modo geral, o barracão tem 3 divisões internas, sendo uma para alojamento do guarda ou trabalhadores, outra parte instalações sanitárias, e outra para almoxarifado, ou seja, guardar os materiais, equipamentos e ferramentas já citados acima.
Em caso de ter apenas um guarda que dorme na obra, sua cama pode ficar no próprio almoxarifado.
O barracão foi construído em madeira de obra (Madeirit) tendo como suportes pilaretes verticais, telhado em fibrocimento, e piso sobre cimentado rústico. O pé direito ou altura de piso à teto pode ser de 2,5 metros.
As instalações sanitárias devem conter um vaso sanitário e uma pia, que pode ser instalada na parte de fora. Em caso de ter trabalhadores que pousam no local da obra, então deve ser instalado também um chuveiro em cômodo fechado, mas separado do vaso sanitário, ou seja, de formas que o uso de um local não impeça o uso do outro.
Barracão fechado para materiais deverá ser construído a partir do projeto apresentado nos desenhos n° 9, 10 e 11. As dimensões do barracão poderão sofrer alterações para se adequar às