Barra de Ceral
Lauriane Cristina3, Lidiane Sena Belo4
1Estudante de Nutrição, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO, branxeaa@hotmail.com
2Estudante de Nutrição, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO,
3 Estudante de Nutrição, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO,
4 Estudante de Nutrição, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO
RESUMO:
PALAVRAS-CHAVE: barra de cereal, proteínas, atletas. INTRODUÇÃO: Nos últimos anos a procura por uma vida mais saudável tem promovido um aumento considerável da população que pratica exercícios e buscam uma melhor alimentação, surgindo a consciência sobre a importância da nutrição adequada como aliada na manutenção da saúde e melhora do desempenho na atividade física, dessa forma os estudos sobre os alimentos que possuem relevância em relação a escolha dos mesmos, assim como a qualidade e distribuição de nutrientes durante o dia, tornaram-se necessários.
Existem vários estudos sobre os mais variados tipos de alimentos, mas nesse trabalho utilizou-se como principais ingredientes da composição da barra de cereais os seguintes produtos: granola, aveia, e Whey Protein.
Com respeito a aveia, Pamplona (2009) diz que é o cereal mais completo em nutrientes, possui mais macronutrientes que o trigo, rica em fósforo e ferro. É uma excelente fonte de carboidratos complexos. Constitui um cereal de excelente valor nutricional, fornece aporte energético e nutricional equilibrado por conter aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e sais minerais indispensáveis ao organismo e pelo alto teor de fibras alimentares. (CEPPA, 2006).
Segundo Peres (2012), a inclusão da aveia em uma refeição auxilia na redução do índice glicêmico o que pode ser benéfico como alimento durante o dia para praticantes de atividade física, pois uma grande ingestão de carboidratos, de uma só vez, proporciona grande estimulo à insulina, o que, por sua vez, proporciona hipoglicemia de rebote.
A granola é um