Dieta saudável para crianças
* Não force crianças pequenas a comerem tudo que está no prato- elas se cansam rápido do mesmo sabor, essa é a razão delas comerem metade da refeição mas pedirem sobremesa, elas enjoam da comida.
* Evite usar comida como recompensa- Isto simplismente torna a guloseima mais desejável, mas não é tudo, outras comidas se tornam menos desejáveis também, em outras palavras, dizer às crianças que elas ganharão um doce se comerem toda a refeição faz o doce mais atraente e os vegetais menos.
* Faça as crianças se envolverem na hora das refeições- Crianças mais novas em particular sentem muito prazer em comer algo que elas mesmas fizeram, então deixe-as ajudar a cozinhar comidas saudáveis como, panquecas de vegetais, hamburgueres caseiros, bolinhos de frutas, biscoitos integrais, sucos, saladas e sanduíches. Enquanto isso incentive os adolescentes a comerem com a família e não em frente a TV ou computador.
* Incentive as crianças a comerem regularmente, especialmente café da manhã- Estudos mostram que adeptos da primeira refeição matinal são mais magras do que as que pulam o café da manhã.
* Não faça do peso e tamanho de seus filhos um problema para eles. Para ajudar seu filho a perder peso se foque em uma alimentação saudável, evite usar a palavra “dieta” , não pese seu filho regularmente e seja um exemplo, se você tiver uma alimentação moderada e se exercitar regularmente, seu filho terá mais vontade de fazer o mesmo.
* Converse com seus filhos sobre os benefícios de comer bem e cuidar do corpo. Saúde geralmente não é uma prioridade para crianças então se foque em outras questões que sejam importantes para elas.
Por exemplo, para as meninas adolescentes explique que uma dieta saudável irá dar a elas pele sedosa, cabelos com mais brilho e unhas fortes, as incentive a sair para um passeio com as amigas, isso as ajudará com a auto- estima, a ter mais concentração e melhor performance nas matérias favoritas