Baricentro, Centroide e Centro de Massa
Da definição de centróide pode concluir-se que se um corpo possui um plano de simetria então o centróide situa-se obrigatoriamente nesse plano de simetria , as duas componentes anulam-se mutuamente o que significa obter como resultado final. Na verdade, supondo a existência de um plano de simetria, por hipótese o plano yz, por cada elemento dV situado à cota x existe sempre o elemento infinitesimal dV situado à cota –x. No integral de x , ficando assim provada a tese. Se existirem dois planos de simetria o centróide situa-se, naturalmente, sobre a linha de intersecção dos dois planos. São os casos, por exemplo, do cone ou da pirâmide regular, cujos centróides se situam sobre os respectivos eixos. Se existirem três planos de simetria que se intersectam num só ponto, então o centróide é esse mesmo ponto de intersecção dos três planos. São os casos, por exemplo, do cilindro, do prisma, do paralelepípedo e da esfera.
Centro de massa centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo.
Em um tratamento de sistemas de massas pontuais o centro de massas é o ponto onde se supõe concentrada toda a massa do sistema. O conceito se utiliza para análises físicas nas quais não é importante considerar a distribuição de massa. Por exemplo, nas órbitas dos planetas.
Baricentro ou centro de gravidade o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde pode-se equilibrar todas essas forças de atração.
A palavra "baricentro" é de