Barbearia
1. INTRODUÇÃO
O Plano de Negócios tem por objetivo contribuir com empreendedor a analisar e estruturar as suas principais idéias e opções quanto à viabilidade da criação de uma empresa.
Neste plano de negócios avaliaremos o empreendimento, no caso de uma Barbearia e Bar, que presta serviços de tratamento de beleza e cuidados pessoais, com respaldado da comodidade de um cofee bar, do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional. Aqui estão contidos os principais fundamentos econômicos para a implantação de um negócio, com reais possibilidades de êxito.
Neste se encontra informações e direcionamentos que possibilitarão o sucesso no negócio, como a identificação da oportunidade, análise de riscos, análise de mercado, processo operacional, avaliação financeira referente ao empreendimento e avaliação dos resultados.
O negócio de barbearia, inserido no ramo de estética e beleza, pode apresentar extrema diversidade de alternativas, desde o atendimento informal domiciliar a sofisticados salões de luxo, passando pelo atendimento no próprio domicílio, pelos salões ditos “de bairro” ou de pequeno porte e toda uma gama de portes intermediários. Pode ainda contemplar as opções apenas masculino ou unisex, sendo que este último incorporaria complementos que podem ser encontrados no perfil que trata de salão de beleza.
Dado o espírito desta coleção, o presente perfil focará num salão pequeno, do tipo “de bairro”.Neste, o perfil mais comum é a existência de em torno de 4 cadeiras de barbeiro, sendo uma operada pelo proprietário e as outras por associados. Uma forma comum de operação é a cessão da cadeira, instrumentos e materiais ao associado, que fica com 50% do que fatura e repassa os outros 50% ao proprietário.
É um negócio que exige bom desempenho profissional, sintonizado com as tendências definidas pelos padrões de moda que, eventualmente, exigem reciclagem em relação às atividades convencionais da atividade.