GESTÃO DE CUSTOS EM BARBEARIA
Edward Taiye Ogunnia *
Gian Carlo Torres de Andrade **
RESUMO:
O objetivo deste estudo é buscar meios que facilitem o uso da contabilidade de custos no Salão e Barbearia Styllus, auxiliando seu gestor no controle de orçamentos e finanças, auxiliando também na busca de um nicho de mercado que possa fortalecer o empreendimento, abrangendo as suas tomadas de decisões e ampliando a sua visão com relação aos rumos de seu negócio. É necessário entender que, para se alcançar uma boa gestão de custos nas empresas, seja ela, pequena, média ou grande isso acontece em função de tomada de decisões baseada em informações como números e indicadores que possam mudar processos e comportamentos. A necessidade do uso da gestão de custos por empreendedores que não dominam este tema pode ser facilitada através de uma linguagem mais acessível sobre orçamento e finanças, aliando-se a teoria acadêmica a prática do dia-a-dia, e principalmente tornando visíveis os resultados que esse controle poderá trazer para o empresário.
Para a elaboração deste projeto, realizamos pesquisa exploratória aprofundada por meio de revisão bibliográfica sobre Orçamento e Finanças e uma breve introdução no nicho de mercado. Foi realizado o estudo de caso dentro do Salão e Barbearia Styllus, com a elaboração de um modelo simplificado de custos baseado no Custeio Variável e aplicação de algumas ferramentas de análise de custos em dados relativos aos meses de abril e maio de 2013.
Palavras-chave: Custos, orçamento, finanças, nicho, mercado.
1. INTRODUÇÃO.
O Salão e Barbearia Styllus inicialmente atendiaum público exclusivamente masculino, porém com a crescente procura por serviços de beleza femininos, o proprietário acabou cedendo a esta demanda e contratou auxiliares que prestassem esse tipo de serviço.
Em entrevista com o proprietário doSalão e Barbearia Styllus, identificamos as seguintes problemáticas; ele não tinha um plano de